Criar um Site Grátis Fantástico

Jardim Santo Inacio

Jardim Santo Inacio

O uso das Novas Tecnologias da Educação na escola pública.


Pesquisa realizada na Escola Estadual Célia Mata Pires, localizada na Rua Direta do Jardim Santo Inácio, s/n. CEP: 41230-580. Salvador -BA


CONHEÇA UM POUCO SOBRE A HISTÓRIA DO BAIRRO ONDE FICA A ESCOLA:

Jardim Santo Inácio é um pequeno bairro da capital baiana- Salvador. Ele surgiu por volta dos anos 80 juntamente com outros bairros da região, impulsionados pelo grande crescimento populacional e a necessidade de instalação de conjuntos habitacionais. Por ser bem pequeno, o bairro é muitas vezes destacado como parte do bairro vizinho - Mata Escura.


O Jardim Sto Inácio, fica na parte oeste da cidade e limita- se com os bairros Mata Escura- que foi objeto do avanço urbanizador da capital,- Brasil Gás, e Calabetão. Apesar de ficar praticamente ao lado da Estação Pirajá, um de seus problemas atuais é justamente o transporte público.


O bairro é bem pequeno, mais nem por isso deixa de contar com alguns problemas urbanos que são nossos velhos conhecidos. Como por exemplo, a falta de calçamento em algumas ruas, a precária iluminação, a falta de segurança e a demora do atendimento no posto de saúde. Porém, o que mais preocupa a população local no momento, é o crescente número de jovens e adolescentes usuários de drogas.


No quesito educação, o bairro conta com duas escolas públicas: o Colégio Estadual 29 de Março- que veio transferido recentemente da Mata Escura e atende da 5ª série do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio e a Escola Estadual Célia Mata Pires – que vai da 1ª a 8ª série do Ensino Fundamental, contemplando também a educação de Jovens e Adultos. Os moradores contam também com algumas escolas e creches particulares de pequeno porte.

 

A Escola Estadual Célia Mata Pires, foi construída em 1994 para atender as crianças do bairro que se encontravam em fase de cursar o Ensino Fundamental, pois a creche que existia antes no local, além de ser muito pequena, era mal estruturada e se encontrava totalmente abandonada. Porém, mesmo depois de implantada, a escola ainda não conseguia satisfazer a necessidade educacional do bairro no que diz respeito ao Ensino Fundamental. 


Quando assumiu a escola, no início de 98, Maria da Conceição Honorato da Silva, encontrou uma realidade de total abandono com instalações depredadas. Mas com sua garra e o apoio da comunidade, as coisas foram aos poucos mudando para melhor.

 


Esta é uma escola diferente de muitas que já visitei. Por isso, sempre que vou até lá, me sinto muito feliz em ver que com força de vontade e apoio é possível desenvolver um ótimo trabalho.

 


As diferenças em relação a outras pequenas escolas públicas de salvador, vão além da dedicação dos professores. Elas podem ser percebidas no que diz respeito a limpeza, organização, decoração do espaço, e também no fardamento utilizado pelos aluno, que é semelhante ao fardamento utilizado em muitas escolas privadas da cidade.

 


A escola também já foi destaque na mídia em algumas ocasiões por incentivar a participação dos alunos juntamente com a comunidade em diferentes projetos.

 


Um desses projetos é o Amigos da Escola- através do qual a escola ficou conhecida, por ser um dos melhores exemplos na Bahia dos resultados do programa. A participação da comunidade foi tanta que a escola precisou elaborar um cronograma de horário para a ajuda não embolar. E com essas iniciativas, em 1999, a evasão escolar baixou para zero, despertando o respeito e o interesse dos vizinhos, e tornando o local pequeno para tantos interessados em se matricular.

 

Mario Lima

https://www.facebook.com/mario.lima.58726